turista
Curso Profissional de Animação Sociocultural
ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
TÍTULO
Cine-Teatro Eduardo Brazão
Rua Professor Amadeu Santos, Valadares, V. N. Gaia
Ana Batista, nr. 3
Carla Santos, nr. 8
Inês Ferreira, nº 9
Telma Almeida, nº 18
Índice
1. Fundamentação
O presente estudo, para além de corresponder à realização do módulo 12 – Intervenção em Espaços Culturais, do 12º ano do curso profissional de animação sociocultural, visa a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina e na realização de um trabalho de projeto sociocultural. O estudo corresponde ao desenvolvimento de metodologias de investigação e à aplicação de instrumentos de um grupo específico, dentro de uma instituição pública do setor cultural.
Embora exista uma finalidade de âmbito académico, o ponto de partida deste trabalho, prende-se com a realização de um projeto de intervenção na área de animação sociocultural.
A comunicação do animador com a instituição e o grupo-alvo na concretização dos objetivos deste trabalho sobre a intervenção em espaços culturais, realizou-se num meio urbano, nomeadamente no Cine-Teatro Eduardo Brazão, que se situa na freguesia de Valadares, em Vila Nova de Gaia, fundado em 12 de Fevereiro de 1928, por Alexandre Marta da Cruz.
Adesão O Cine-Teatro Eduardo Brazão foi inaugurado com uma atuação da Companhia de Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro. É um espaço polivalente onde podem ser realizadas atividades de cinema, teatro, música, dança e artes plásticas. Durante anos esta casa apenas funcionava aos sábados e domingos, onde os lugares tinham de ser reservados com uma semana de antecedência. Como a sala de espetáculos era pequena os proprietários, em meados da década de 60, decidiram amplia-la, mas com o aparecimento da televisão as pessoas começaram a frequentar menos as casas de espetáculos e surgiram dificuldades financeiras por falta de uma regular