TURISMO
A falta de investimentos em segurança, preservação do patrimônio e até mesmo em ações básicas como coleta de lixo pode ser constatada nos dados de desembarques internacionais.
Atualmente, o número de turistas estrangeiros que visita o Brasil é o mesmo desde 1999, cerca de 5 milhões de pessoas.
Para efeito de comparação, Argentina e Chile tiveram no mesmo período um aumento de quase 10% no número de desembarques internacionais.
Apesar do crescimento do turismo interno, o Brasil responde por apenas 25% do total de turistas estrangeiros que vêm para a América do Sul. A África do Sul, igualmente distante dos países emissores de turistas e com problemas maiores de segurança, recebe 10 milhões de visitantes por ano.
Segundo pesquisas apresentadas pelo Ministério do Turismo, a sensação de insegurança é uma das principais razões - isso ocorre tanto pela repercussão de crimes cometidos no Brasil quanto pela degradação dos centros históricos.
Há ainda uma associação cada vez maior do Nordeste com a exploração sexual de menores.
São questões básicas a serem resolvidas- Sem infraestrutura não é possível atrair turistas afirmam empresários do setor.
Brasil é um país com um dos maiores apelos ecológico e paisagístico do mundo, oferece tanto ao turista brasileiro, como ao visitante estrangeiro, uma gama mais que variada de opções, como cidades históricas, maravilhosas praias, serras, rios de águas claras, imponentes quedas d’água, selvas, pantanais e até um deserto repleto de oásis, divididos em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sueste e Sul, cada uma com sua particularidade e potencial para o turismo.
No Norte do país, estados como Amazônia e Maranhão, há uma significativa procura, graças à selva amazônica e a região que engloba o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. No Nordeste, regiões como Ceará, Bahia, Pernambuco, e algumas outras, recebem uma centena de turistas estrangeiros, em