Turismo
HISTÓRIA DA CIDADE
A cidade de Jaguariaíva teve sua origem e importância inicial ao fato de aqui localizar-se um dos pontos de pouso dos tropeiros, que nas longas travessias do sertão, pernoitavam e descansavam no local em que faziam a travessia do Rio Tyaguariahiba, conhecido até hoje como Porto Velho, marco histórico da fundação da cidade. Dentro de seu perímetro urbano, encontra-se os atrativos do Lago Azul, que possui uma curiosidade: somente se consegue ver a sua entrada quando o sol está a prumo, devido ao aglomerado de pedras que a circundam. Elevado ao nível de município pela Lei Provincial, n°423 de 24 a de abril de 1875, ganhou foros de cidade através da Lei n ° 911 de 05 de maio de 1908.
Significado do Nome
Originário do dialeto tupi-guarani, que significa Rio da Onda Brava
Aniversário da Cidade: 05 de Maio
Gentílico: jaguariaivense
População: 32.616 habitantes CARACTERÍSTICAS
Unidade federativa: Paraná
Mesorregião: Centro Oriental Paranaense IBGE/2008
Microrregião: Jaguariaíva IBGE/2008
População: 32 616 hab. Censo IBGE/2010
Um lugar tranquilo e encantador, de natureza abundante e única com um povo acolhedor.
Clima: Subtropical Úmido Mesotérmico - Temperatura Média - Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C). - Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.
COMO CHEGAR
Partindo de Curitiba: PR-090
Localização: Localiza-se na Mesorregião Região Centro Oriental dos Campos Gerais - Campos de Jaguariaíva, Estado do Paraná, Sul do Brasil
Limites
São João da Boa Vista, ao Norte; Dr. Ulisses, ao Sul; Sengés, a Sudoeste, Leste e Nordeste; Piraí do sul a Sudoeste e Oeste; Arapoti a Noroeste.
Acesso Rodoviário: PR-090
Distâncias: Da capital - 236 Km
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
- Escarpa da serra das Furnas: 20 km da sede do Município. É na Serra das Furnas