Turismo
META
Apresentar as discussões acerca da questão de Gênero e Turismo e suas relações temporalmente construídas.
OBJETIVOS
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1. Reconhecer as temporalidades de Gênero dentro de um quadro sinóptico dos aspectos de interrelação com as atividades de trabalho construídas historicamente;
2. Relacionar Gênero e Turismo como uma transformação socialmente construída.
[INÍCIO INTRODUÇÃO]
Bem vindos a esta viagem sobre os estudos da mulher no mercado de trabalho!
Nesta aula vamos abordar como as questões de gênero vêm sendo estudadas a partir de uma série de áreas e interpretadas frente às mais variadas relações com a contemporaneidade.
Buscaremos discutir as trajetórias das mulheres no mundo do trabalho, visualizando suas atribuições no decorrer das diversas temporalidades, retornando a uma cronologia temporal e espacial, especialmente as relações estabelecidas na área de turismo. Com esse intuito, inicia-se a preocupação tangenciada pelo trabalho, na qual está a ampliação dos estudos sobre a mulher e especialmente a questão do trabalho feminino.
1. GÊNERO E TRABALHO: ALGUMAS PONDERAÇÕES
Podemos dizer que, os estudos sobre a mulher obteve no Brasil maior visibilidade a partir da década de 70, mas cresceu e se tornou mais elaborada com a incorporação da categoria gênero. A partir dos anos 80, iniciou-se uma diversificação dos estudos nesta categoria, ampliando as perspectivas estudadas e com isso proporcionou desafios e possibilidades para a conquista de novas oportunidades de trabalho feminino. (MATOS, 2000. pp. 7-15)
Sobre as oportunidades encontradas pelas mulheres no mundo do trabalho e outras questões pertinentes à legislação que direciona as atribuições da mulher, as ações afirmativas sem dúvida inseriram um novo cenário de discussões a fim de estimular mudanças no comportamento da sociedade.