Turismo
MIELKE, Eduardo Jorge Costa. Desenvolvimento Turístico de Base Comunitária: uma abordagem prática e sustentável. São Paulo: Átomo e Alínea, 2010.
QUALIFICAÇÃO DO AUTOR
Eduardo Jorge Costa Mielke possui doutorado em Turismo através do Programa de Doutorado em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible pela Universidad de Málaga (Espanha), Depto de Economía y Política. É mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e é graduado em Engenharia Agronômica. Realiza trabalhos de extensão e pesquisa em Desenvolvimento Econômico Regional/Local através da atividade turística, e possui experiência em processos turísticos com empresas de privadas e de economia social atuando em planejamento e organização do turismo de base local, cooperativismo, associativismo, e interação entre atores sociais. A partir de 2007 desenvolve projetos de sistematização da gestão e políticas públicas para o turismo municipal, planos diretores e reestruturação de conselhos municipais de turismo. Concentra suas pesquisas em processos endógenos de desenvolvimento turístico e governança, bem como análise da cadeia de valor e acesso ao mercado para produtos turísticos locais. Atualmente é Coordenador de Projetos de Extensão do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
OBJETIVO DO TEXTO
O livro concentra-se em discussões referente à relação turismo-comunidade baseado em um processo sustentável, construído por um grupo comunitário autônomo, capaz de realizar a própria gestão turística regional, que se insere na sociedade por meio das relações equilibradas com o poder público, entidades não governamentais e, principalmente, com o mercado - agências e operadoras turísticas.
Mielke destaca que o desenvolvimento turístico, por meio do envolvimento comunitário é uma oportunidade de estimular a cooperação entre as pessoas, melhorando a renda, valorizando costumes, forma de vida e singularidades cada vez mais requisitadas pelos turistas.