Turismo e Autismo
FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA
CURSO DE TURISMO
TURISMO E AUTISMO: Uma Prática Includente
Niterói
2014
TURISMO E AUTISMO: Uma Prática Includente Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina
Elaboração do Projeto de Pesquisa do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense como requisito de avaliação.
Prof. Erly Carvalho
Niterói
2014
1. INTRODUÇÃO
Este projeto trata da inclusão do autista na prática do turismo e não sobre a síndrome do autismo em si. Na atualidade, as discussões sobre o autismo estão cada vez mais em foco, ao contrário de 40 anos atrás quando Kanner (1943) escreveu pela primeira vez sobre o assunto definindo-o como distúrbio do contato afetivo sofrido pelo indivíduo, isento de linguagem, incapaz de efetuar trocas sócio-afetivas com o outro, estando imersos e recluso em seu próprio mundo interior.
A partir da definição da síndrome, pode-se perceber que os portadores possuem certas limitações para praticar determinadas atividades, entre elas está o Turismo. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo identificar a inclusão dos autistas na prática do Turismo.
Os objetos de estudo serão os familiares de autistas que irão relatar suas experiências nas pratica do Turismo com o mesmo, identificando suas dificuldades e também suas reações em relação à prática e também o próprio autista, para assim analisar diferentes formas para a inclusão do mesmo na prática do turismo.
2. JUSTIFICATIVA
A definição do tema se deu a partir da aproximação com um autista, em contato com esse portador da síndrome percebemos o quanto o seu comportamento varia de acordo com a situação em que se encontra e o quanto isso pode vir a interferir na decisão de seus familiares para a prática do Turismo, motivando assim a pesquisa sobre o autista a partir de um novo foco, o Turismo.
A relação se deu também a partir da interpretação da atriz Bruna Linzmeyer na novela “Amor a Vida” de