Lazer para deficientes - autismo
DEP. DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE TURISMO
Áurea Regina Assis Bastos de Oliveira Bruno de Andrade Santana Luana Anzelotti Pinter Luziene Silva Santos Müller Santos Souza LAZER PARA DEFICIENTES: AUTISMO Resumo:
O trabalho a seguir disserta sobre as atividades desenvolvidas com crianças e jovens autistas. É denominado por autismo um conjunto de condutas vindas de um desenvolvimento neurobiológico atípico. Mostra-se claramente que esta diferença neurológica esteja presente desde o nascimento, ou antes. Tais comportamentos tornam-se evidentes ou podem ser observados em torno dos 18 meses de idade. Estima-se que no Brasil haja dois milhões de casos de autismo, sendo metade desses casos ainda não diagnosticados. O objetivo deste trabalho é conhecer e compreender as atividades de lazer aplicadas a esses pacientes por meio dos serviços prestados pelo CREAPP - Centro de Referência em Transtornos do Espectro Autista Philippe Pinel.
Palavra chave: Autista – Autismo – TGD - TEA – CREAPP
São Paulo
2012
Introdução
Uma série de pesquisas estão sendo desenvolvidas para a conclusão do que é o autismo. O termo é utilizado para descrever várias características de transtorno do desenvolvimento do cérebro, conhecidos como TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento.
No entanto familiares e profissionais tratam todas essas referências como
TEA - Transtornos do Espectro do Autismo. Leo Kanner em 1943 fez a primeira descrição esclarecendo de forma consensual de que o autismo se caracteriza por déficits na comunicação e na iteratividade com o meio, além de ações repetitivas e áreas limitadas de interesse.