cultura
O Ser humano, sempre em evolução, passa por processos onde sempre adquire novas maneiras de agir, pensar e se comportar. São coisas quecom o tempo, está tão absorvido pela pessoa, que já faz parte dela tal comportamento ou pensamento.
Nasci assim, pensando assim, e vou morrer assim. Mas quem impôs essa condição?
Vamos hoje emdia, diversos tipos de culturas pelo mundo através dos meios de comunicação. O que para um grupo é considerado “terrível” para outro grupo é “totalmente normal e aceitável”.
Cada grupo tem suaintegridade própria, seu próprio sistema de valores e seus costumes. Não podemos definir graus de cultura: uma avançada, outra atrasada, melhor e pior. Todas são diferentes, tem suas característicasparticulares.
Dentro de uma cultura encontramos subculturas que é um segmento onde este grupo compartilha um padrão de normas, valores e costumes que diferem da sociedade maior onde está incluída. Os membrosda subcultura, participam do grupo geral, mas tem características do seu subgrupo, por exemplo os Ciganos, Negros, Homossexuais e etc.
Todos os grupos culturais apresentam suas diferenças, seuscomportamentos, e com isso é muito fácil julgar a outra sociedade por suas ações diferentes da cultura vivenciada. A tendência é sempre achar que a própria cultura é superior e melhor a cultura do outro.Isso se chama Etnocentrismo.
E Então, a contracultura é uma maneira de um grupo se manifestar contra as normas e valores da sociedade onde se vive, buscando assim maneiras de vida alternativa. De ummodo geral, o que querem é mudar a cultura dominante daquele local, mesmo que muitas vezes eles adotem postura isolacionista. Em uma contracultura é criado uma subcultura da cultura vivida, para seopor fortemente a maioria dos costumes, normas e valores da sociedade, onde esta inserida.
Temos como exemplo o Homossexualismo. Ao longo da história os aspectos s da homossexualidade foram