Turismo internacional e turismo domestico.
A parti de 2003 com a criação do MTUR e com as novas funções do EMBRATUR o pais retornou seu crescimento atualmente encontra se entre os 25 países que mais recebe turistas internacionais.
O Brasil possui varias pontos de entrada que facilitam a entrada de turistas nos pais seja ele utilizando vias de acesso aérea, terrestre ou hidroviária. Os principais pontos de entrada são: são Paulo, rio de janeiro, rio grande do sul entre outros. Tendo São Paulo mantido a liderança como a principal receptora de turistas estrangeiros, as cidades mais procuradas por turistas estrangeiros são: rio de janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza.
A parti de 1995, após a implantação do plano real, o número de turistas do seguimento lazer diminuiu, quanto que o seguimento eventos cresceu bastante, ou seja, de 1994 para 1995 sofreu o acréscimo de 81,5 % uma média de crescimento de 10,5%.
A saída de turistas nacionais para o exterior apesar da crise econômica ocorreu crescimento até 1999, com a desvalorização da moeda ouve uma retração de saídas de brasileiros para o exterior.
O turismo domestico sofreu um grande impulso e cada vez cresce mais o número de pessoas circulando pelo pais, movidos pela vontade de conhecer novos lugares o mesmo gera novas oportunidades de negócios, e movimenta cerca de US$ 48,4 milhões QUE REPRESENTA 2,5% do PIB nacional. Os principais emissores de turistas domésticos estão localizados na região sudeste do