plano estrategico
Ministério do Turismo
Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique
(2004-2013)
Aprovado na 15ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros de 12 de Outubro de 2004
República de Moçambique
Ministério do Turismo
Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique
(2004-2013)
Aprovado na 15ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros de 12 de Outubro de 2004
Prefácio
A
indústria turística e de viagens constitui neste período de arranque do século 21 o sector líder da economia mundial, com níveis de crescimento anual bastante significativos. Nos países em vias de desenvolvimento, o turismo tem dado um grande contributo na luta contra a pobreza através da valorização dos recursos naturais e do património histórico e cultural que propicia a promoção de investimentos e do emprego assim como a geração de receitas em moeda externa. O seu carácter transversal estimula outros sectores de actividade, contribuindo desta forma nos esforços de diversificação da economia.
Contudo, para que esta contribuição tenha os efeitos desajados é necessário uma abordagem coordenada e integrada entre os sectores que concorrem neste processo. O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo 2004-2013 é o corolário do trabalho empreendido no sector ao longo dos últimos anos e constitui um instrumento orientador com vista ao desenvolvimento de um destino turístico atraente e vibrante na Região.
O turismo em Moçambique está gradualmente a recuperar o seu lugar na economia nacional. O crescimento dos investimentos ao longo dos últimos anos que resultaram na expansão da capacidade de alojamento e dos serviços similares e no melhoramento da qualidade do produto são factores que testemunham o futuro encorajador desta indústria no País. O investimento empresarial resultou na expansão da capacidade hoteleira, durante o presente quinquenio, em mais de 2500 camas com destaque para