TURISMO HEDONISTA
Cinara Firmino Aires
Estudante da 2ª fase do curso de bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN narinhaaires@hotmail.com Juliana Guedes da Silva
Estudante da 2ª fase do curso de bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN dankisla@hotmail.com Rute da Silva Felipe
Estudante da 2ª fase do curso de bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN rute_felipe@hotmail.com Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o que é o hedonismo que vem do grego hedoné (prazer) que significa a busca pelo prazer individual, e caracterizá-lo como atividade turística, considerando os aspectos econômicos e os avanços desse tipo de turismo e as conseqüências geradas.
Palavras – chave: hedonismo, prazer, turismo, conseqüências.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento do turismo, analisando seus aspectos econômicos, políticos e sociais no que diz respeito às atividades hedonistas.
Em virtude do avanço tecnológico e da grande globalização o turismo vem sendo explorado cada vez mais, devido ao tempo livre que foi estabelecido desde a idade moderna, que vem facilitando o deslocamento e favorecendo as atividades de lazer e prazer. Prazer esse, que vem sedo intensificado através do hedonismo, palavra de origem grega hedone (prazer), uma doutrina ética onde o único bem é o prazer e o único mal é a dor.
Dentre as atividades turísticas presentes, o hedonismo esta chegando em grande porte, pois consolida a relação do homem com o dinheiro , em busca do prazer acima de tudo e de todos. O turismo hedonista ainda é pouco conhecido e praticado, mas já é bem observada pelos grandes empreendedores como uma atividade promissora e rentável, a prova disso são os eventos hedonistas, os resortes (hotéis de lazer). Para a elaboração deste artigo foram feitas pesquisas de diversos artigos científicos, e conceitos de vários