Implementar CSC
Recebi a missão de implementar um Centro de Serviços
Compartilhados na minha organização. E agora?
Breno Sarcinelli Jácome é sócio gestor da Visagio e possui experiência de implantação de serviços compartilhados em diferentes organizações brasileiras.
“E agora, o que fazer para implementar um CSC?” Essa pergunta deve ser respondida pelos gestores que estarão à frente do processo de implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) em sua organização.
É possível encontrar facilmente, através de pesquisa e participação em fóruns, o conceito Shared Services e formas de evoluir o CSC nas empresas que já o tem em sua estrutura. No entanto, a pergunta “e agora?” para aqueles que não possuem CSC implementado continua sem resposta. A maioria das empresas que participam dos grupos de discussão sobre CSC já passaram pelo momento inicial da implantação e o foco de suas discussões costuma ser o futuro dos CSCs já existentes. É mais difícil encontrar discussões sobre o momento inicial da implementação do CSC, momento no qual os processos ainda estão sob gestão das
Unidades de Negócio.
Esse artigo abordará elementos de uma Metodologia de Implantação de CSC desde a concepção até a implementação do conceito pleno de Shared Services. Esperamos que uma breve descrição das etapas de implementação desta Metodologia, com maior foco na etapa inicial, oriente os gestores no sentido de identificar os primeiros passos para iniciar o CSC em suas empresas.
A Metodologia divide a implantação de um CSC em três ondas precedidas de um Estudo de Viabilidade, que pode ser chamado de etapa zero. A onda um é a Consolidação da Gestão, a onda dois é a Arrumação da Casa e a onda final é a Educação da Demanda.
O Estudo de Viabilidade
___________________________________________________________________________
O primeiro objetivo do Estudo de Viabilidade, como o próprio