Estudo sobre camisetas
Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade
Disciplina: Cultura e modo de vida
Docentes: Annamaria da Rocha Jatobá Palacios e Maurício Tavares
Aluna: Maína Pinillos Prates
2013-1
RIA NA MINHA CAMISETA - O HUMOR NAS CAMISETAS DE MODA
Resumo:
A camiseta é uma das peças que mais representa a democratização da moda, item de preço médio relativamente baixo, a depender da marca, e permite uma expressão pessoal direta de quem usa quando tem mensagens e imagens com significado. O humor se torna presente em muitas camisetas e atualmente é uma tendência de consumo de moda apreciada e consumida por muitas pessoas em diversas classes sociais, idade e sexo, sendo um fenômeno também entre as mães e seus bebês. O presente artigo tem como objetivo analisar esse fenômeno no que tange a sociedade do consumo e a construção da identidade, ancorado teoricamente em BAUDRILLARD, LIPOVESTSKY e BAUMAN.
Palavras chave:
Camiseta, humor, moda, consumo, identidade
Introdução:
A camiseta saiu da parte de baixo das roupas masculinas para ser um dos itens mais disseminados e consumidos no mercado mundial da moda, tanto pelas grandes marcas de luxo, como nas marcas mais populares, tendo além da importância econômica para a moda, por ser um item de grandes vendas e giro comercial acelerado, como também por ser um instrumento de construção de significação e meio de expressão societária.
Da roupa de baixo, usada como proteção masculina para o suor e nos dias frios, para o uso dos trabalhadores braçais, para os ícones do cinema, depois para as ruas e finalmente nas passarelas de moda, a camiseta teve uma trajetória acelerada na disseminação como artigo de moda, adotada pela juventude dos anos 50 como item que expressava rebeldia, também pela projeção indenitária dos ícones do cinema da época Marlon Brando e James Dean. Nos anos 70 ganhou caráter de protesto acompanhando o movimento hippie e posteriormente o movimento punk,