Turismo glbt
Escola de Negócios
Guilherme Q. Rehme
José Augusto Wolski
Karolini de Barros
Turismo LGBT
01 de outubro de 2012.
Introdução
Turismo LGBT é o destinado ao público homossexual em locais onde essa comunidade é atuante e o preconceito é considerado menor. As cidades consideradas aptas a receber bem os turistas LGBT são conhecidas como “gay friendly” e são, em sua maioria, cidades litorâneas. O turismo LGBT é um segmento que vem crescendo a cada dia mais, entretanto, a demanda é muito maior na Europa e na America do norte, do que na America do Sul.
Definição
O turismo LGBT é um segmento do turismo voltado para pessoas com diferentes opções sexuais (EX.: Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais.), porém para se desenvolver esse tipo de turismo, procuram-se destinos turísticos em que as pessoas do local tenham aceitação social da homossexualidade, em alguns destinos turísticos os turistas LGBT, acabam sofrendo agressões por causa do preconceito do morador local, por esse motivo o turismo LGBT e muito mais desenvolvido na Europa e na America do Norte que tem uma maior aceitação do que na America do Sul.
Atualmente o turismo LGBT, movimenta US$ 54 bilhões anualmente. O segmento LGBT cresce 20% ao ano e os turistas gastam, em média, 30% a mais que outros visitantes.
Características da Demanda. * O mercado turístico LGBT é formado, em geral, por pessoas entre 20 e 55 anos. * Possuem uma renda superior à média. * Permanecem mais tempo nos destinos e fazem de três a quatro viagens durante o ano. * O segmento movimenta os mercados turísticos, principalmente, de países como os Estados Unidos, a França, a Itália, a Espanha e a Argentina. * No Brasil, os principais destinos são: Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Definição do tipo de oferta e de demanda:
Dentro do turismo GLBT é preciso criar uma