turina
Kaplan pás fixas
A turbina Kaplan é uma turbina hidráulica. É adequada para operar entre quedas até 60 m. A única diferença entre as turbinas Kaplan e a Francis é o rotor. Este assemelha-se a um propulsor de navio (similar a um hélice). Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás. O óleo é injetado por um sistema de bombeamento localizado fora da turbina, e conduzido até o rotor por um conjunto de tubulações rotativas que passam por dentro do eixo.
O acionamento das pás é conjugado ao das palhetas do distribuidor, de modo que para uma determinada abertura do distribuidor, corresponde um determinado valor de inclinação das pás do rotor.
As Kaplans também apresentam uma curva de rendimento "plana" garantindo bom rendimento em uma ampla faixa de operação. A Usina Hidroelétrica de Três Marias e Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta utilizam turbinas Kaplan. turbinas têm a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecânico. Ela é, portanto, uma máquina de fluxo motriz. Existem vários tipos de turbina, relacionadas com os tipos de fontes de energia oferecidas pela natureza (vento, água, calor, etc).
Ínumeras são as aplicações que podemos dar às turbinas: como gerar energia elétrica normalmente é o objetivo, suas aplicações estão ligadas com o local de onde elas vão trabalhar - iluminação elétrica, geração de calor, funcionamento de outras máquinas de fluxo, etc. Em geral, as turbinas têm sido aplicadas em substituição de motores a diesel.
Voltar ao início
Classificação
Como as fontes oferecidas pela natureza são de tipos muito variados, existem vários tipos de turbinas. A energia potencial da água, a energia hidráulica, é transformada em trabalho mecânico pelas turbinas hidráulicas (ex.: Francis, Propeller, Kaplan, Pelton....). A energia cinética do vento pode ser transformada em trabalho mecânico por turbinas