3012
Como quase todos os outros tipos de dança popularizados em todo o mundo atualmente, a dança clássica espanhola tem suas raízes no balé clássico. Apesar do fato de o balé clássico ter surgido na Itália, sua estrutura e linhas corporais foram rapidamente adotadas por bailarinos espanhóis. As apresentações de dança envolvem coreografias intrincadas nas músicas de compositores espanhóis como Manuel de Falla, Albéniz, Granados e Turina. Ela incorpora também elementos da dança flamenca.
Castanholas
A castanholas é uma dança espanhola que não usa somente o corpo para fazer ritmo, mas também incorpora instrumentos de percussão para a performance. A dança envolve movimentos semelhantes à dança flamenca com movimentos afiados de cabeça, do tronco e dos pés, mas combina o uso de um par de castanholas para adicionar um som de címbalo à dança. As castanholas são feitas de madeira, marfim ou às vezes de plástico, e se assemelham a uma casca de ovo oca. Cada uma é colocada em cada lado, e elas são batidas em conjunto, como címbalos nas mãos.
Flamenco
Com raízes na dança litúrgica espanhola do século 15, o flamenco é conhecido como a forma mais intensa da dança espanhola. O estilo envolve uma complexa série de passos rápidos e pisadas combinadas com movimentos de cabeça, braços e da parte superior do corpo. A imagem de uma dançarina de flamenco, com seu traje de saias em camadas e rendas, é a descrição mais comumente usada para uma dançarina espanhola. Flamenco e salsa são as vezes confundidos, mas na realidade são muito diferentes.
Bolero
O estilo de dança bolero é excitante e irresistível para se assistir, caracterizado por movimentos fluidos entrelaçados com pausas metódicas e rápidas, com voltas inesperadas. Historicamente, a dança bolero foi caracterizada como entretenimento para multidões que vieram para assistir as touradas na Espanha. Os carnavais na cidade espanhola de Sevilha eram locais populares para apresentações femininas da