000000000
Frente: 01
PROFº: FÁBIO ARAÚJO
GE170807
CN/ PE
temperatura do conjunto atinge 34° C. A que temperatura a ferradura foi aquecida?
CALOR SENSÍVEL E TROCAS DE CALOR.
I. CALOR ESPECÍFICO (c):
Em unidades usuais, é quantidade de calor necessária para alterar de um grau Celsius a temperatura de um grama de massa de determinada substância. Por exemplo, 1g de H2O necessita 1,0 cal para sua temperatura variar de 1° C, enquanto que 1g de ferro necessita apenas 0,11 cal para sofrer a mesma variação de temperatura. Sendo assim o calor específico da água e
1,0 cal/g 0 C, enquanto o do ferro é 0,11 cal/g°C.
Importante: Se quantidades iguais de duas substâncias quaisquer, recebem a mesma quantidade de calor, a de menor calor específico eleva-se mais de temperatura.
II. CAPACIDADE TÉRMICA (C):
Capacidade térmica de um corpo é a grandeza que mede, em unidades, usuais, a quantidade de calor trocada por ele para que sua temperatura varie de 1 °C.
C=
Aula: 13
Q
⎛ cal ⎞ ou C = c . m ⎜ 0 ⎟
∆T
⎝ C⎠
TESTES:
01. (UF-MG) Um corpo tem capacidade térmica igual a 18 cal/°C e o calor específico do material que o constitui é igual a 0,12 cal/g°C. A massa desse corpo vale:
a) 150 g
b) 180 g
c) 220 g
d) 280 g
e) 330 g
02. (UF-PA) Dois corpos, A e B, são aquecidos, separadamente, pela mesma fonte de calor que fornece
120 cal/min. A massa do corpo A é 600 gramas e a do corpo B, 200 gramas. Analisando o gráfico, verifica-se que o calor específico do corpo A (ca) e o calor específico do corpo
B
(cb) obedecem à relação: Importante: O calor específico é característica da substância, enquanto que a capacidade térmica é característica do corpo.
III- CALOR SENSÍVEL:
É quantidade de calor trocado por um corpo capaz de produzir neste uma mudança de temperatura. Q = m . c . ∆t
É importante convencionar:
Q0
IV. TROCAS DE CALOR:
Em um sistema termicamente isolado, o somatório dos calores trocados é