Turbo
Análise do custo de produção e comercialização de cachorro-quente e bebidas: Uma visão para o retorno ao mercado
Alexandre José Pereira da Silva
Vinícius Araújo da Silva
Vinícius da Silva Garcia
Marta Elisete Ventura da Motta
Maria Teresa Martiningui Pacheco
Maria Emília Camargo
Margarete Luisa Arbugeri Menegotto
RESUMO
Este artigo ter por objetivo demonstrar como a produção e comercialização de cachorroquente e bebidas torna-se uma boa atividade empresarial. A atividade da empresa aliada ao sistema de custeio demonstra as melhores decisões a serem tomadas para o retorno ao mercado. Esta pesquisa teve caráter descritivo e foi operacionalizada através de um estudo de caso. Neste contexto, no estudo foram identificando todos os custos diretos e indiretos que envolvem a atividade a fim de obter uma melhor compreensão do sistema de gerenciamento de custos, receita, e resultado, visando a viabilidade financeira e o retorno da empresa objeto de estudo ao mercado.
Palavras-chave: Métodos de custeio; Custo de Comercialização, Retorno.
1.
INTRODUÇÃO
Há décadas, a produção de cachorro-quente vem se destacando na economia brasileira.
O comércio de alimentos em praças, avenidas e ruas, tende a gerar empregos e ser a fonte de renda de um grande número de pessoas ou até mesmo famílias. Diante dos fatos anteriormente destacados, o governo e os sindicatos se mostram muito interessados em incentivar e regularizar a categoria, tanto na área comercial como na área da indústria de alimentos.
O comércio em vias públicas do cachorro-quente possui diversas variáveis, sendo a mais relevante o seu preço. Este fato pode ser gerado por diversos fatores ligados à produção e ao consumo. A produção varia de acordo com o consumo e consequentemente, o valor investido nos ingredientes, chamados de custos diretos e indiretos utilizados na sua produção, fator este, predominante, pois o custo de