turbo
Pedro Bello – www.editoraferreira.com.br
31 – No campo estatístico, ogivas são:
a)
b)
c)
d)
e)
polígonos de freqüência acumulada. polígonos de freqüência acumulada relativa ou percentual. histograma de distribuição de freqüência. histograma de distribuição de freqüência relativa ou percentual. o equivalente à amplitude do intervalo.
RESOLUÇÃO: freqüência simples (absoluta ou relativa);
Podemos construir um histograma para: freqüência acumulada (absoluta ou relativa);
Quando construímos o histograma das freqüências simples, unindo os pontos médios dos intervalos de classe, teremos o polígono de freqüência simples.
Quando construímos o histograma das freqüências acumuladas, unindo os limites inferiores dos intervalos de classe, teremos o polígono de freqüência acumulada (Ogiva de
Galton).
Gabarito: LETRA A.
32 – Sendo qx a probabilidade de uma pessoa de idade “x” falecer nesta idade “x” e qy a probabilidade de uma pessoa de idade “y” falecer nesta idade “y” e px = (1 – qx) e py = (1 – qy), pode-se afirmar que o resultado da equação [1 – px py] indica:
a)
b)
c)
d)
e)
a probabilidade de ambos vivos. a probabilidade de pelo menos um vivo. a probabilidade de pelo menos um morto. a probabilidade de ambos mortos. a probabilidade de “x” vivo e “y” morto ou “y” vivo e “x” vivo.
RESOLUÇÃO:
Se qx é a probabilidade de uma pessoa falecer na idade x, p x será a probabilidade dessa pessoa estar viva na idade x e será dada por (1 – qx), pois p (vivo) e q (morto) são eventos complementares e mutuamente excludentes, então p + q = 1. Logo, p = 1 – q e q = 1 – p.
O produto px py será a probabilidade de ambas estarem vivas. Portanto, [1 – px py] é a probabilidade complementar do evento “ambas vivas”, ou seja, é a probabilidade de, pelo menos uma dessas pessoas ter morrido: apenas x, apenas y ou ambas (x e y).
Gabarito: LETRA C, mas o conteúdo programático do Edital do Concurso não