turbo
Este artigo tenta ajudar vc a definir a melhor forma de ganhar mais potencia no seu carro: turbinar, nitrar, ou os dois ao mesmo tempo.
Logicamente, a melhor opção depende do objetivo da preparação do carro:
- Para quem quer um aumento moderado e esporádico de potencia, manter o carro mais original possível e não gastar muito na instalação, nitro é a melhor opção. O grande inconveniente é a despesa p/ encher a garrafa de nitro sempre que acabar o gás.
- Para quem quer mais potencia a qq hora, tolera maiores alterações mecânicas no carro, está disposto a investir mais dinheiro no upgrade, não quer ser dependente das garrafas de nitro, turbinar é a melhor opção.
- Se vc já tem um carro turbo e por algum motivo não é mais possível aumentar a pressão na admissão, a melhor solução é trocar o turbocompressor por um que gere mais potencia; outra solução para conseguir mais potencia seria manter o turbocompressor atual e nitrar (solução mais complexa.)
Querer altos ganhos de potencia com nitro requer injeção de NO2 em grande quantidade, o que vai acabar rapidamente com o gás da garrafa. Querer usar o nitro todo dia tb vai gastar o gás, o que vai tornar o nitro uma solução muito cara.
Lembre-se que altos ganhos de potência exigem reforços mecânicos no carro, independente se o ganho vier por turbo ou nitro.
Principais reforços mecânicos, em ordem de importância:
1- Troca do disco de embreagem por um de cerâmica, o que vai aumentar o atrito.
2- Troca do platô da embreagem por um de maior carga (vai deixar o pedal da embreagem mais duro, pois o platô vai pressionar com mais força o disco de embreagem contra o volante do motor)
3- Pistões mais resistentes (forjados)
4- Bielas mais resistentes (forjadas)
5- Câmbio mais resistente.
Sem falar no upgrade dos freios, suspensão, rodas, pneus, q se fazem necessários.
AUTOR: Futurista http://futurista.4shared.com/ http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33448222