turbinas a gas
Um motor a jato apresenta algumas vantagens, ele é mais simples que um motor movido à gasolina, ele pode queimar um combustível mais barato e não necessita de velas e nem de dispositivos de ignição.
O principio de funcionamento de um motor a jato e bastante simples, por isso pode-se explicar porque o primeiro motor a jato tenha surgido há mais de 2000 anos. A invenção e o desenvolvimento da turbina a gás foram originados para acionamento de aviões e pesquisas de projeto de propulsão a jato.
A turbina a gás é uma maquina térmica que utiliza o ar como fluido para promover energia, para isso acontecer, o ar tem que esta acelerado, isto significa que a velocidade ou a energia cinética do ar tem que esta alta, para que se obtenha esse aumento, primeiramente aumenta-se a pressão e em seguida adiciona-se calor, assim a energia gerada e transformada em potencia no eixo da turbina. Ciclo de Bryton
O ciclo de Bryton e comumente denominado ciclo aberto. Uma turbina a gás produz energia a partir do resultado das seguintes etapas:
-Compressão - O ar é admitido e comprimido em um compressor onde as energias de pressão e temperatura do fluido aumentam.
-Combustão - O ar comprimido flui para as câmaras de combustão, onde o combustível, a alta pressão, é injetado e queimado a uma pressão aproximadamente constante.
-Expansão - Gases em alta temperatura e pressão são expandidos a uma alta velocidade através dos estágios da turbina geradora de gás, que converte parte da energia dos gases em potência no eixo para acionar o compressor de ar.
A combustão incompleta do hidrocarboneto ocorre quando não há oxigênio suficiente para permitir que o combustível reaja completamente com o oxigênio para produzir monóxido de carbono e agua.