fisica
Denomina-se Ponte a obra destinada a permitir a transposição de obstáculos à continuidade de uma via de comunicação qualquer. Os obstáculos podem ser: rios, braços de mar, vales profundos, outras vias etc (MARCHETTI, 2008).
Propriamente, denomina-se Ponte quando o obstáculo transposto é um rio. Denomina-se Viaduto quando o obstáculo transposto é um vale ou outra via (MARCHETTI, 2008).
Quando temos um curso d’água de grandes dimensões, a ponte necessita de uma parte extensa antes de atravessar o curso d’água. Essa parte em seco é denominada de Viaduto de Acesso (MARCHETTI, 2008).
Na engenharia as obras que apresentam dimensões, originalidade e criatividade únicas são denominadas obras de arte, podem ser divididas entre obras de arte corrente e obras de arte especiais, sendo que, as pontes e viadutos se enquadram como sendo obras de artes especiais.
Figura 1. Esquema ilustrativo Ponte (MARCHETTI, 2008).
Segundo Stucchi (2006), as obras de arte na engenharia priorizam a estética, ou seja, são obras agradáveis de serem observadas e bem inseridas no local de implantação, não estabelecendo uma competição visual com o ambiente em que estão localizadas.
Ponte = quando o obstáculo a transpor é constituído de curso de água ou outra superfície líquida como por exemplo um lago ou braço de mar. Figura 2. Esquema ilustrativo Ponte.
Viaduto = quando o obstáculo é um vale ou uma via. Em função de sua particularidade podem ser divididos em: Viaduto de acesso - viaduto que serve para dar acesso a uma via; Viaduto de meia encosta - viaduto empregado em encostas com o objetivo de minimizar a movimentação de solo em encostas íngremes, ou como alternativa ao emprego de muro de arrimo ou similar.
Figura 3. Esquema ilustrativo Viaduto. Figura 4. Esquema ilustrativo Viaduto de Acesso.
Figura 5. Esquema ilustrativo Viaduto de Meia Encosta.
Existe ainda um tipo de construção que, em determinadas situações, pode ser enquadrado na