Tunísia
Capa – página 1
Página de rosto – página 2
Índice – página 3
Introdução – página 4
Desenvolvimento – página 5 a 12
Conclusão – página 13
Bibliografia – página 14
Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Geografia tendo como tema base a Tunísia . Pretendo conhecerumpoucomais sobre este país e sobre a sua cultura.
Espero que aprecie o trabalho.
Símbolos
A Tunísia tem como símbolos a bandeira nacional; o brasão de armas; o lema e o hino.
História
O território onde está a Tunísia foi colonizado no ano 1 000 a.C. pelos fenícios, povo de origem semita que fundam Cartago, importante centro comercial do mar Mediterrâneo até a destruição pelos romanos em 146 a.C.
Passou então a fazer parte do Império Romano. Os árabes conquistaram a região no século VII da Era Cristã e transformaram a cidade de Túnis no mais importante centro religioso islâmico do norte da África. Em 1574, a Tunísia é incorporada ao Império Turco/Otomano e permanece administrada por governadores turcos (beis) até 1881, quando se torna protetorado da França. Na Segunda Guerra Mundial, o país, ocupado pelos alemães, torna-se num palco de combates.
Com o fim do conflito floresce o movimento nacionalista tunisiano.
Actualmente, a Tunísia é um dos países maisabertos e ocidentalizados do Norte de África, motivo pelo qual é tambémum dos países mais turísticos e mais visitados por ocidentais.
Nacionalismo e ditadura
Em 1956, a França concede independência à Tunísia.
Habib Bourguiba, o principal líder nacionalista, é eleito para a presidência em 1959, transformando-se posteriormente em presidente vitalício. Em 1964, o seu partido torna-se o único legal. A invasão do sul do país pela Líbia, em 1980, é prontamente repelida. Greves e manifestações populares marcam os anos 80 e refletem a crescente insatisfação com o governo de Bourguiba. Em 1987, o líder é