A TRAGETORIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
2053 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ – UNOPARA TRAGETORIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
CARPINA
2014
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
A TRAGETORIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Ed. Fisica da Universidade do Norte do Paraná – Unopar
CARPINA
2014
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é considerado um dos piores países do mundo em questão de educação. Poucos investimentos foram destinados para tal objetivo, além do que, o modelo de ensino foi inspirado nos Estados Unidos e na Teoria da Carência, que explicava o rendimento escolar por meio de observações feitas com crianças de diferentes níveis socioeconômicos. Trata-se de um problema político, econômico e social, que deve ser compreendido historicamente.
Em relação à educação especial no Brasil, apesar do pouco investimento e do descaso político foi ganhando seu espaço de forma lenta, por meio da criação de inúmeras instituições. Essas instituições eram de caráter assistencialista e cumpriam apenas sua função de auxílio aos desvalidos.
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a história da educação especial no Brasil. Trata-se de um assunto importante, uma vez que a inclusão escolar tem sido tema de diversos estudos em nosso país. Para entender o processo de inclusão e suas deficiências faz-se necessário conhecer a história e toda a trajetória percorrida pela educação especial, desde a criação dos primeiros institutos até os dias de hoje, com a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular.
.
2. DESENVOLVIMENTO
A trajetória educacional, de acordo com Ragonesi (1997), tem mostrado um quadro bastante diferente daquele proposto pela primeira Constituição Brasileira promulgada em