Bioquimica
Faculdade SENAI/CETIQT
Curso de Engenharia Química
Daniel Balthazar
Mayara Bittencourt
Bioquímica
Profª: Luciene
Rio de Janeiro
2013
1. Introdução
O metabolismo é o conjunto de reações químicas e processos físicos responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo é diretamente responsável pelo crescimento e reprodução das células, sendo assim, um dos mais importantes e vitais processos biológicos.
O metabolismo é fundamental para os seres vivos, pois é através dele que ocorrem as transformações das substâncias ingeridas na energia necessária que o corpo precisa para crescer e se desenvolver. Esse processo ainda permite que se convertam nutrientes em blocos construtores para a síntese de macromoléculas tais como os polissacarídeos (açúcares), proteínas e ácidos nucléicos; as trocas de energia entre uma célula e outra; a síntese das macromoléculas necessárias para o crescimento e replicação da célula e a degradação das mesmas para a obtenção de energia ou para estoque de seus blocos construtores para futuras construções.
Do ponto de vista físico-químico, os organismos vivos são sistemas abertos que, para sobreviver, realizam com o exterior uma constante troca de energia e matéria. As substâncias que penetram nas células passam por fragmentações, adições e reestruturações moleculares, que produzem compostos biologicamente úteis, empregados como fonte de energia e também como elementos de construção e reparação dos tecidos. Essas transformações sucessivas denominam-se vias metabólicas.
As reações químicas do metabolismo estão organizadas nessas vias metabólicas Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reações desejáveis, mas termodinamicamente