tunel do vento
Os túneis de vento foram criados para simular o comportamento dos ventos sobre ou ao redor de objetos sólidos,como aviões, carros e até mesmo na construção civil, como nos edifícios, principalmente aqueles localizados na faixa litorânea, onde a ação dos ventos pode ser extremamente forte e as edificações precisam ser cuidadosamente projetadas para isso. No Brasil, túneis de vento subsônicos pequenos e médios podem ser encontrados em algumas instituições como USP (Universidade de São Paulo), ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba). Em São paulo, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) existe o maior túnel de vento subsônico de toda a América Latina, que permite aos meteorologistas, por exemplo, simular catástrofes como o Furacão Catarina e, observar como uma construção reage no quesito da aerodinâmica. No túnel, poderão ser simuladas situações que engenheiros e arquitetos precisam prever ao desenvolver seus projetos: além da resistência de edificações às ventanias, o túnel permitirá mapear e medir a dispersão de poluentes e o deslocamento de fumaça na atmosfera. O deslocamento da poluição emitida, por exemplo, de uma chaminé de fábrica poderá ser monitorado com precisão, em três dimensões, no primeiro túnel de vento de camada limite atmosférica de grande porte do Brasil.
Um Túnel de Vento Atmosférico de grande porte, inaugurado em junho de 2002 no campus da Universidade de São Paulo (USP). Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no Laboratório de Engenharia Aeronáutica Prof. Kwei Lien Feng.
Aerodinâmica é o ramo da ciência física que analisa os movimentos do ar e de outros fluidos gasosos, estudando as forças estabelecidas entre os corpos móveis e as massas de ar que os envolvem.
Trata-se de uma disciplina científica de enorme importância prática no âmbito