Relatorio tunel de vento
RELATÓRIO DE TUNEL DE VENTO
ALUNA: NAZARÉ ALVES PINTO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
2º PERÍODO – TURMA A – NOITE
PROFESSOR: RODRIGO DIAS
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a sintetização do que é um túnel de vento, quais as estruturas, e etapas que o fluido percorre dentro dele. Visando mostrar também as suas aplicações e o quanto ele é importante para o estudo da aerodinâmica. Vamos desde Daniel de Bernoulli, físico que deu aprofundamento aos estudos relacionados ao comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente.. A intenção desse trabalho é mostrar como é feito o processo de utilização em um túnel de vento e qual a importância do enunciado de Daniel de Bernoulli. E assim mostrar o quanto ele é importante para a sociedade através de exemplos de suas utilizações nos tempos de hoje.
DESENVOLVIMENTO
“Se a velocidade da partícula de um fluido aumenta enquanto ela se move ao longo do fluxo do mesmo, a pressão do fluido sobre ela deve diminuir; da mesma forma que, se a velocidade de tal partícula diminui, verifica-se o aumento da pressão na mesma.”
Os túneis de vento não são nenhuma novidade. Eles começaram a ser usados no final do século 19 para medir o fluxo de ar em muitas experiências com os primeiros aviões. Até os irmãos Wright (em inglês) tinham um. Depois da Segunda Guerra Mundial, engenheiros ligados a competições automobilísticas começaram a usar túneis de vento, em busca de uma vantagem em relação aos concorrentes, medindo a eficiência dos dispositivos aerodinâmicos de seus carros. Mais tarde essa tecnologia passou a ser empregada em carros de passageiros e de carga.
Os túneis de vento são usados para simular o fluxo de ar em laboratórios sob condições controladas. Ele tem-se mostrado de grande utilidade em estudos de micro-meteorologia, tendo como vantagens a facilidade de controlar a realização de medidas através de análises de sensibilidade,