Geografia Política e Geopolítica
Wanderley Messias da Costa é professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Geografia (1976), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Especialista em Geografia Política, Relações Internacionais, Meio Ambiente e Amazônia. Atualmente é Superintendente de Relações Institucionais da Universidade de São Paulo (SRI/USP) e Diretor Executivo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP).
Na obra Geografia Política e Geopolítica: Discursos Sobre o Território e o Poder, o autor apresenta uma obra que é referência para a compreensão da evolução sofrida pela da Geografia Política e Geopolítica desde o seu período clássico, fundamentado no conjunto da obra de Friedrich Ratzel, até os dias de hoje. Esta obra se impõe por sua atualidade e pelo auxílio que proporciona à compreensão das transformações territoriais a que vem sendo submetida à política desde o século XIX. O autor analisa os grandes avanços da Geografia Política e da Geopolítica nos períodos históricos em que houve produção acadêmica dessa área do conhecimento geográfico, enfatizando a contribuição dos grandes autores, suas principais obras e o discurso que cada um traz consigo.
Durante a introdução, o autor levanta duas questões muito discutidas atualmente, que é a diferença entre geopolítica e geografia política e logo após, fala da redução dos estudos da geopolítica e da geografia política, o que vem reduzindo o olhar de pesquisadores diante das relações que abordam território e política. Uma síntese do pensamento do autor na introdução pode ser observada e analisada a seguir: “É preciso reconhecer, entretanto, que parte da tradição nesse setor identifica como geografia política o conjunto de estudos sistemáticos mais