Tunel Ar Condicionado
CET - Manutenção Mecânica Naval
Docente: Manuel Nogueira
Relatório Laboratorial
Túnel de Ar-Condicionado
Indíce
1. Introdução
2. Funcionamento de um Ciclo de Refrigeração
3. Dados Experimentais e Calculos
4. Conclusão
5. Bibliografia
Introdução
Este relatório vem em consequência de uma aula prática no laboratório de refrigeração e climatização da ENIDH onde simulamos um tunel de ar-condicionado com diferentes configurações e tiramos dados com um termoanemómetros que é um equipamento que mede o caudal, a humidade e a temperatura do ar num sistema.
Neste relatório vamos explicar o funcionamento do ciclo de refrigeração e apresentar gráficos correspondentes à nossa configuração do tunel de ar condicionado, cálculos de potência de pre-aquecimento, frio e re-aquecimento, e discutir à cerca dos resultados obtidos na potencia da bateria de pré-aquecimento, reaquecimento e de frio.
Funcionamento de um Ciclo de Refrigeração
Neste ciclo, o líquido de refrigeração entra no compressor sob a forma de vapor. O vapor é comprimido com entropia constante e sai sobreaquecido do compressor. O vapor sobreaquecido passa então para o condensador que o vai arrefecer e depois condensá-lo, voltando à forma de líquido a uma pressão e temperatura constante. O líquido refrigerante vai depois passar por uma válvula de expansão, onde a pressão desce abruptamente, causando a sua evaporação. Esta mistura de líquido e vapor a uma temperatura e pressão baixas, desloca-se então pelas serpentinas do evaporador e evapora-se completamente, arrefecendo o ar que a atravessa, este é impulsionado para as serpentina por um ventilador. O vapor refrigerante resultante volta então ao compressor para completar o ciclo termodinâmico.
Dados Experimentais e Calculos
Dados Experimentais:
Pressão Baixa – 300kPa
Pressão Alta – 1230kPa
Bocal Saída