Administraçao
1. O que é uma função de produção? Em que uma função de produção de longo prazo difere de uma função de produção de curto prazo?
2. Por que, no curto prazo, a produção acaba apresentando rendimentos marginais decrescentes no que diz respeito à mão de obra?
3. Você é um empregador interessado em preencher uma posição vaga em uma linha de montagem. Será que estaria mais preocupado com o produto médio ou com o produto marginal do trabalho em relação à última pessoa contratada? Caso observe que seu produto médio está começando a diminuir, você deveria contratar mais funcionários? O que tal situação significaria em termos de produto marginal do último funcionário contratado?
4. Qual é a diferença entre uma função de produção e uma isoquanta?
5. As isoquantas podem ser convexas, lineares ou em forma de L. O que cada uma dessas formas lhe diz quanto à natureza da função de produção? E sobre a TMST?
6. Explique o termo “taxa marginal de substituição técnica”. O que uma TMST = 4 significa?
7. Preencha os espaços em branco na tabela a seguir.
Quantidade de insumo Variável
Produto
total
Produto marginal do insumo variável
Produto médio do insumo variável
0
-
-
1
225
2
300
3
300
4
1.140
5
225
6
225
8. O produto marginal do trabalho na produção de chips para computadores é de 50 chips por hora. A taxa marginal de substituição técnica de horas de trabalho por horas de maquinário é de 1/4. Qual é o produto marginal do capital?
9. Defina Produto Marginal e Médio de fator de produção.
10. Explique o que significa rendimentos constantes, crescentes e decrescentes de escala.
11. Os dados hipotéticos abaixo apresentados são de um processo industrial realizado numa instalação fixa a qual produz uma mercadoria que requer somente um insumo variável. Calcule e trace os gráficos das curvas dos produtos médio e marginal e responda as seguintes questões:
a) Quando o PMg está