Sociedade Desemprego
Atualmente o mundo atingiu um nível muito alto de desemprego, fato que só havia acontecido, em proporções similares, após a crise de 29. Segundo os órgãos internacionais, existem hoje, aproximadamente, 850 milhões de pessoas desempregadas,
O desemprego não é um problema só no Brasil; ele ocorre na Europa e em toda parte do mundo. Na Europa, o problema é muito grave; no Japão, atualmente observa-se a diminuição do número de vagas no mercado de trabalho; a Coréia do Sul enfrenta a mesma situação. Nos países subdesenvolvidos, a situação não é diferente. Antigamente as empresas não se importavam tanto com a escolaridade de uma pessoa nem se ela tinha cursado uma faculdade, por isso é que muitas pessoas tinham grandes empregos e ganhavam o suficiente para sustentar sua família. Diante da situação em que vivemos, o Brasil atualmente precisa de mudanças significativas na educação preparando toda a nova geração para o aprendizado e se encaixar nas exigências do mercado de trabalho.
Algumas pesquisas foram realizadas pelo IBGE constatando que o desemprego atualmente no Brasil está apresentando um dos menores índices, essa diminuição teve início em 2007, já em 2012 já alcançamos no mínimo 5,4% de desemprego, mas a maior taxa foi de 13,1% que ocorreu em abril de 2004.
A causa do desemprego é que no mundo moderno ocorrem muitas mudanças rápidas na sociedade, o fato é que a sociedade não esta acompanhando o ritmo dessas mudanças.
A crise é umas das causas do desemprego no Brasil. Hoje pessoas que não tem cursos profissionalizantes vão ficando para trás em suas funções.
A tecnologia, que vem desde a revolução industrial na Inglaterra em 1750, traz problemas, e certamente é uma das principais causas do desemprego mundial. Uma máquina substitui o trabalho de 10, 20, 40 ou mais pessoas.
Um exemplo é o banco, onde diminuem em menos da metade os postos de trabalho. Tudo é informatizado, as pessoas não precisam do caixa humano, elas vão direto