Saúde pública no Brasil
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho nos leva a refletir sobre os aspectos históricos da gestão no campo da política sociais no Brasil, resgate e reflexão dos pontos mais relevantes do processo de construção das políticas pública de assistência social.
Foi a partir do capitalismo que surgiu as políticas sociais no Brasil, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX.
A política social foi então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação como estratégia estatal entre interesses conflitantes.
E, é nesse contexto que vamos descrever as políticas sociais, antes de 1988, e depois, vamos descrever também, as conquistas através dessas décadas.
Os direitos fundamentais pertinentes a todos os seres humanos têm como princípio implantar a capacidade em cada indivíduo de exercer sua condição de cidadão, uma vez que os mesmos tem buscado os preceitos da dignidade da pessoa humana.
Nossa previsão é que o Estado do século vinte-e-um será um Estado Social- Liberal: social porque continuará a proteger os direitos sociais e a promover o desenvolvimento econômico; liberal, porque o fará usando mais os controles de mercado e menos os controles administrativos, porque realizará seus serviços sociais e científicos principalmente através de organizações públicas não-estatais competitivas, porque tornará os mercados de trabalho mais flexíveis, porque promoverá a capacitação dos seus recursos humanos e de suas empresas para a inovação e a competição internacional (Pereira, 1997, p. 17 ). A seguridade social é um espaço de disputa de recursos – uma disputa política que expressa