Riscos Ergonomicos
RISCOS ERGONÔMICOS
Cáceres, 20 de setembro de 2013.
Instituição: SENAI MT/CÁCERES
Turma: 125319
RISCOS ERGONÔMICOS
Cáceres, 20 de setembro de 2013.
Sumário
1. Introdução
Neste trabalho estaremos falando sobre um mau que afeta a maior parte dos trabalhadores, principalmente os que realizam suas atividades em frente a computadores, carregamento de pesos, etc. Iremos relatar sobre este assunto em uma Usina Hidrelétrica. Além dos Riscos Ergonômicos iremos, também, mensurar outros riscos, Risco Químico e Risco de Acidente.
2. Riscos Ergonômicos
Os Riscos Ergonômicos são aqueles que podem afetar a integridade física e mental dos colaboradores. Um exemplo desses riscos são as dores nas costas (lombalgia), que acometem mais e mais trabalhadores ao longo do tempo. A Ergonomia estuda a forma que as pessoas trabalham, suas posturas e os ambientes na qual estão realizando suas atividades. A NR que se encarrega deste assunto é a NR-17.
Riscos ergonômicos envolvem:
Esforço físico intenso;
Levantamento e transporte manual de peso;
Exigência de postura inadequada;
Controle rígido de produtividade;
Imposição de ritmos excessivos;
Trabalho em turno e noturno;
Jornadas de trabalho prolongadas;
Monotonia e repetitividade;
Outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.
Definição: A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. (www.ergonomianotrabalho.com.br)
2.1 LER/DORT
LER – Lesão por Esforço Repetitivo (ou ainda DORT: Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) são doenças causadas pelo desgaste da estrutura