Riscos Ergonômicos
P.R.P Prevenção de Riscos e Perdas
Fatores de
Riscos Ergonômicos
Fundamentos da Ergonomia
As fábricas no início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e a utilização de mão de obra infantil e feminina era comum. Os empregados chegavam a trabalhar 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
Não havia direitos trabalhistas
Definições de Ergonomia
A palavra ergonomia deriva do grego ergon
(trabalho) e nomos (regras) ou seja ergonomia significa estudo das leis do trabalho.
A ergonomia é uma ciência que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. Definições de Ergonomia
Algumas definições:
OIT (Organização Internacional do Trabalho) - “A aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e o seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem-estar no trabalho”.
IEA (Associação Internacional de Ergonomia) - “A Ergonomia ou
Fatores Humanos é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”.
ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) - “A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”.
Norma Regulamentadora – NR 17 Ergonomia
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e