Burocracia em TROTSKY e WEBER
Bárbara Nyvia Silva Rosário
Felipe Santos
Hermes Lopes
RESUMO
Este trabalho apresenta argumentos fundamentados no material didático de apoio “Manifesto do Partido Comunista”, “As Diferenças da Burocracia em Trotsky e Weber”, indicado pelo docente Professor Dr. Santiago, embasado em discussões em sala de aula, e ainda em material pesquisado em sites especializados.
Palavras-chave: Burocracia. Weber. Trotsky. União Soviética. Classes. Proletariado soviético. Massas. Revolução de Outubro. Sociedade. Racional.
1. INTRODUÇÃO “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história de lutas de classes” (Marx, 1848). Mas o que seriam classes? Segundo Karl Marx em sua obra “Manifesto do partido comunista”, existem duas classes sociais, a burguesia e o proletariado. Inserido nesta burguesia, estão os donos dos meios de produção, que detém a matéria prima, as formas de produzir e as mãos-de-obra assalariadas, ainda nesta burguesia o autor identificou um grupo, a pequena burguesia. Os proletários são a classe mais numerosa, entre eles estão os trabalhadores que vendem sua força de trabalho. Como Marx explanou, a sociedade é fruto das lutas de classes, portanto a classe dominante necessita de meios para controlar a classe oprimida, a partir desta necessidade, a burguesia cria meios e formas de dominação para deixar o proletário submisso. Um destes meios de “dominação” como diria Weber ou “alienação” segundo Marx, é a burocracia. Neste trabalho teceremos um estudo deste mecanismo usando alguns autores como Max Weber e Leon Trotsky, e o enquadraremos ou não como classe social partindo do conceito para Karl Marx.
2. BUROCRACIA EM WEBER A questão metodológica de Weber se baseia nas concepções de ‘racional’ e ‘irracional’. O seu estudo sobre a burocracia se foca em contra pôr o mundo do passado para com o do presente, mostrando a evolução da racionalidade no processo de dominação das