TUMORES CEREBRAIS
O que é um Tumor Cerebral?
Tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que leva à compressão e lesão de células normais do cérebro.
Nem todos os tumores cerebrais são câncer, mas como o crânio é uma “caixa fechada”, mesmo os tumores benignos do SNC podem ser muito graves, pois comprimem estruturas vitais do cérebro.
Podendo ser: Tumor benigno – as células deste tumor crescem lentamente e são diferenciadas (semelhantes às do tecido normal). Geralmente podem ser removidos totalmente por meio de cirurgia e na maioria dos casos não voltam a crescer.
Tumor maligno – as células deste tumor crescem rapidamente, têm aspecto indiferenciado e a capacidade de invadir estruturas próximas e espalhar-se para diversas regiões do organismo. É considerado câncer.
Diagnóstico
O diagnóstico de suspeita dos tumores cerebrais deve começar pelo histórico médico do paciente e por um minucioso exame neurológico que permita uma avaliação das diversas funções nervosas e de suas eventuais alterações.
Em seguida, o médico deverá pedir exames complementares, tais como: radiograma do crânio, eletro encefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros.
A tomografia computadorizada e a ressonância magnética, sobretudo, permitirão determinar a exata localização e as dimensões do tumor. Uma biópsia, realizada antes (biópsia estereostática) ou durante a cirurgia permitirá determinar em definitivo, se o tumor é benigno ou maligno.
Sintomas
Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem causar pressão dentro do crânio. Isto pode ser causado pelo crescimento do tumor, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão pode levar a sintomas como:
Dor de cabeça.
Náuseas.
Vômitos.
Visão turva.
Problemas de equilíbrio.
Alterações na personalidade ou comportamento.
Convulsões.
Sonolência.
Sintomas Específicos
Os tumores cerebrais muitas vezes causam problemas com as funções