Relatório De Física Experimental II Ondas
Ondas
Estacionárias
Alunos: Turma: Profª: Cláudia Logelo
Índice
1- Introdução
2- Objetivo
3- Teoria
4- Material utilizado
5- Procedimento prático
6- Dados
7- Conclusão
1- Introdução
Estamos cercados de oscilações – movimentos que se repetem. Uma pessoa movendo-se passivamente em um balanço é um exemplo de oscilação livre. Se um amigo ou empurrar um balanço periodicamente, temos oscilações.
Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda. Já as ondas estacionárias, lembra-se de reflexão, interferência e ressonância; são ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos
Foi proposto um experimento sobre Ondas Estacionárias, porém o experimento foi realizado por meio material, ou seja, com auxilio de instrumentos.
Consideremos uma mola fixa nas duas extremidades. Podemos aplicar à vibração da mola o que já aprendemos sobre ondas estacionárias: se uma onda incidir inicialmente numa das extremidades, ela será refletida e a sobreposição das duas ondas forma um padrão estacionário.
2- Objetivo
O objetivo desta prática se concentra em verificar as variações na intensidade de uma onda sonora estacionária a fim de identificar o fenômeno da ressonância. Medir as grandezas físicas associadas a estes fenômenos.
Relacionar frequência, número de nós e comprimento de onda, para que haja comprovação da teoria.
3- Teoria
Ondas estacionárias
Considere uma corda no qual uma extremidade se encontra fixa num suporte e a outra ligada numa fonte de ondas.
Se a fonte produzir ondas com frequência constante, elas sofrerão reflexão