Experimental2
Instituto de Ciências Exatas - ICEx
Física Experimental II
BRUNO FERNANDES, DANIEL GONZAGA, LUCAS ROSATE, MATHEUS FERREIRA
ONDAS ESTACIONÁRIAS
VOLTA REDONDA – RJ
2015
BRUNO FERNANDES, DANIEL GONZAGA, LUCAS ROSATE, MATHEUS FERREIRA
ONDAS ESTACIONÁRIAS
Relatório experimental, apresentado à Universidade Federal Fluminense, como parte das exigências com relação aos relatórios da disciplina de física experimental.
Orientador: Prof. Ladário
VOLTA REDONDA – RJ
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 1
2- OBJETIVOS 2
3- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 3
4- TEORIA 5
5- DESENVOLVIMENTO 8
5.1- EXPERIMENTO 8
5.2- CÁLCULO 9
6- CONCLUSÃO 13
1- INTRODUÇÃO
Onda pode ser definido como “o movimento causado por uma perturbação, e consequentemente esta se propaga em um meio, sendo material ou não”. Um bom exemplo desse novo tema seria comparando ao que é visto no cotidiano, como por exemplo os mares, que possuem ondas formadas pela força do vento, onde as cristas são o ponto mais alto da onda e o vale o seu menor ponto, também existem as que não podem ser percebidas visualmente, mas sim auditivamente (sonoras), outras que não dependem de meio material (as eletromagnéticas).
Neste trabalho será abordado o estudo das ondas estacionárias em um meio material cujo será justificado a partir do que foi aprendido no decorrer do curso objetivando relacionar a parte experimental com o que foi lecionado em sala de aula.
2- OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo a verificação da formação de uma onda estacionária em uma corda, e a partir da mesma, com seus valores de frequências e nós, determina a frequência dos modos normais de vibração dessa corda e velocidade da onda na mesma.
3- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Equipamento
Fabricante
Quantidade
Interface Xplorer GLX
PASCO (PS-2002)
1
Vibrador de cordas
PASCO (WA-9857)
1
Gerador de senos
PASCO (WA-9867)
1
Sensor