Tudo
a) o que são valores;
Os valores são,num primeiro momento,herdados por nós ,ao narcemos,o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecido,de tal modo que aprendemos desde cedo, como nos comportar á mesa,na rua,diante de estranhos,conforme atendemos ou transgredimos os padrões,os comportamentos são avaliados como bons ou maus.
b) moral:aspecto pessoal e social;
pessoal: é a livre e consciente aceitação das normas,isso que sognifica que o ato só é propriamente moral se passar pelo crivo da aceitação pessoal da norma,a exterioridade da moral contrapõe-se à necessidade da interioridade,da adesão mais intima.
social:é considerado sob dois pontos de vista,em primeiro lugar significa apenas a herança dos valores do grupo,mas,depois de passar pelo crivo da dimensão pessoal,o social readquire a perspectiva humana e madura que destaca a ênfase na intersubjetividade essencial da moral,isto é criamos valores,não o fazemos para nós mesmos,mas camo seres sociais que se relacionam com os outros.
c)estrutura do ato moral;
Trata-se do conjunto de exigências e das prescrições que reconhecemos como válidas para orientar a escolha;é a consciência que discerne o valor moral dos nossos atos.O ato moral é portanto constituido de dois aspectos: o normativo e o fatual.
O normativo são as normas ou regras de ação e os imperativos que enunciam o "deve ser''.
O fatual são os atos humanos enquqnto se realizam efetivamente.
Questão de interpretação e problematização
2.O que significa dizer que " a não- diferença é a essência do valor"?
Significa tornar complicado aquilo que é muito simples.
A essência do valor é a necessidade. Se você entender que a "não indiferença" é a própria necessidade, então aí está a essência do valor.
Uma coisa vale, para você, tanto quanto você não é indiferente a ela (ou tanto quanto você