Biografia de lord byron
Lord Byron (1788-1824) foi poeta inglês do período romântico. Exerceu grande influência na literatura da época. Suas obras em poemas “Peregrinação de Child Harold”, "Don Juan” e “Beppo” são as mais conhecidas.
George Gordon Noel Byron nasceu em Londres. Adquiriu o título de nobreza do tio-avô William, sendo o 6º Barão dos Byron.
O primeiro livro de poesia “Horas de ócio" em 1807 não teve tanta acolhida na Inglaterra. Em viagem pela Europa, conseguiu vivenciar algumas experiências literárias, o que fez lançar o livro ”Peregrinação de Child Harold", alcançando sucesso. O livro mostrava as suas andanças pela Europa, principalmente na Grécia e Albânia. Outro motivo do sucesso da obra é o caráter mítico de Byron: melancolia, desinteresse, insubordinação e tédio, características que permearam o romantismo.
Além de “Peregrinação de Child Harold”, Byron publicou outros escritos que fizeram sucesso, ainda que com algumas ressalvas dos críticos: “Beppo” (1818) e “Don Juan” (1819-1824). O primeiro, uma história veneziana em oitava-rima; o segundo, um poema herói-cômico que deixou inacabado.
Byron influenciou muitos autores : Lamartine, Vigny, Puchkin, Lermontov , Álvares de Azevedo, este, poeta da 2° geração romântica brasileira.
Morreu em 1824 depois de contrair uma febre.
Uma taça feita de um crânio humano
Não recues! De mim não foi-se o espírito...
Em mim verás - pobre caveira fria -
Único crânio que, ao invés dos vivos,
Só derrama alegria.
Vivi! amei! bebi qual tu: Na morte
Arrancaram da terra os ossos meus.
Não me insultes! empina-me!... que a larva
Tem beijos mais sombrios do que os teus.
Mais vale guardar o sumo da parreira
Do que ao verme do chão ser pasto vil;
- Taça - levar dos Deuses a bebida,
Que o pasto do réptil.
Que este vaso, onde o espírito brilhava,
Vá nos outros o espírito acender.
Ai! Quando um crânio já não tem mais cérebro
...Podeis de vinho o encher!
Bebe, enquanto inda é