Tudo
Doença provocada por movimentos repetitivos de qualquer que seja a parte do corpo provocando lesões em músculos, tendões e articulações devidos também a posturas inadequadas provocando dor e fadiga e força excessiva aplicada numa só região do corpo. O individuo deve cuidar de sua qualidade de vida, procurar manter um melhor equilíbrio entre corpo e mente. Fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, realizar uma dieta balanceada e saudável e procurar formas de lazer alternativas, que amenizem o estresse do dia-a-dia.
CAUSAS
A causa direta parece ser o uso excessivo de movimentações do corpo, em geral relacionado a certas profissões. Como exemplo, os operadores de caixas registradoras, os profissionais da área de computação, os trabalhadores de linhas de montagem, costureiras e outros. Essas pessoas passam horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, provocando uma inflamação das estruturas ósseas, ou nos músculos, nos tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação. Abaixo vai estar listado algumas das causas desta doença :
- Repetitividade;
- Ambiente de trabalho desconfortável;
-Posturas incorretas;
- Força excessiva aplicada em uma só região do corpo;
- Vibrações;
-Jornada de trabalho prolongada ou dupla jornada;
PREVENÇÃO
Passo importante é dar atenção à ergonomia, melhorando as suas condições de trabalho. A prevenção das Dort não se baseia somente no ambiente e postura de um trabalhador .Se as situações de risco no ambiente de trabalho são determinantes na ocorrência do adoecimento, as ações de prevenção devem estar focadas nelas e não no trabalhador. Em razão disso, as empresas devem manter um programa visando reduzir os riscos inerentes às atividades laborais e investir em ações preventivas, tais como: ergonomia, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), contratação de profissionais de segurança do trabalho e adoção de medidas de cautela