A escola como mediadora da inclusão digital
A ESCOLA COMO MEDIADORA DA INCLUSÃO DIGITAL
Rosaline Araújo de Morais1
Márcia da silva Carvalho1
Rafael Zortea de Oliveira1
Clodoaldo Anjos de Souza1
Fábio Bombarda 2
UNEMAT, Vila Rica, MT.
RESUMO
O aumento da informatização na sociedade atual esta cada vez maior e por isso é necessário que se busque uma maneira de inclusão digital de todos os cidadãos nesse novo modo de vida, para que possa assim participar continuamente em meio a uma sociedade que está se exigindo que se tenha além de um conhecimento intelectual um saber tecnológico. E o presente artigo tem como principal objetivo mostrar que a escola que é uma precursora do saber pode funcionar sim como uma mediadora entre o aluno e a era tecnológica, evitando-se assim que ocorra que o aluno conclua a escolaridade básica e continue sendo um “analfabeto digital”, e consequentemente um excluído socialmente. Para a realização deste trabalho foram utilizados diversos artigos que abordavam sobre o tema “inclusão digi tal”. Considera-se que se a escola buscar por meios, relacionado à tecnologia, que atenda todos os níveis socioeconômicos de forma igual, ela pode desenvolver sua função de mediadora da inclusão digital com êxito.
Palavras chave: inclusão digital, desigualdade social, escola e tecnologia.
1-INTRODUÇÃO
Sabe-se que nos dias atuais com apenas um clique se tem informações do mundo inteiro, fato regido pela modernização e a grande evolução tecnológica. Aquilo que é novidade hoje como tecnologia, amanha se torna algo ultrapassado e simplesmente, mas um meio eletrônico entre outros tantos.
Em meio a tanta modernidade é preciso incluir pessoas que ainda não tem o conhecimento e nenhuma dominação da maquina computacional, fato causado principalmente pelas precárias condições socioeconômicas, as quais estão sujeitas, indicando assim que ajustá-los a esse novo contexto de sociedade tecnológica nada mais é que uma questão social.
1
Acadêmicos do 1º Ano do curso de