inclusão e exclusão social de deficientes nas escolas
Tema: Inclusão e Exclusão
Professora: Cristiane
Componentes:
Nossa Senhora do Socorro,29 de setembro de 2014
Inclusão e exclusão
Inclusão são ações realizadas por um conjunto de meios que combatem a exclusão identificada pelas diferenças sociais.
O acesso para todos é o objetivo da inclusão, dando oportunidade de entrada para todos os tipos de pessoas na sociedade.
A construção da inclusão vem sendo aplicada nos diversos tipos de sistema social, entre eles: educação para deficientes, acessibilidade nos meios de transportes, inclusão digital, preconceito racial homossexualismo, entre outros.
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos pelo grupo que são maioria.
É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão de características. A exclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.
Processos excludentes produzem uma distribuição injusta de recursos e acessos desiguais a capacidades e direitos de: criar as condições necessárias para que todas as populações tenham e possam ir além das necessidades básicas; permitir sistemas sociais participativos e coesos; valorizar a diversidade; garantir a paz e os direitos humanos; e, sustentar sistemas ambientais.
Vários problemas sociais levam ao isolamento e a discriminação de pessoas. Contudo, os indivíduos afastam-se da sociedade através da exclusão. Pois a exclusão gera problemas que levam ao isolamento e o preconceito de um grupo. Já que desde a criação da sociedade o homem sente a vontade de pertencer a um grupo pelo fato de não se reconhecer só e isolado em uma comunidade.
Considerando que a diferença é inerente ao ser humano, e reconhecendo a diversidade como algo natural, em que cada ser pode usar