Tudo
CAMPO DE APLICAÇÃO
EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Estrutura de sistemas
Qualquer sistema pode ser representado como conjunto de elementos ou componentes interdependentes, que se organizam em três partes: entradas, processo e saída. A representação concreta que mais facilmente ilustra um sistema é a fábrica ou qualquer sistema de produção. A fábrica processa (transforma) entradas como matérias-primas e mão-de-obra para fornecer produtos – as saídas. As entradas e saídas fazem o sistema interagir com outros sistemas, que formam o ambiente. O ambiente é um sistema de sistemas.
Estrutura de sistemas
SISTEMA
RESULTADOS INSUMOS AMBIENTE
Além dos temas acima exposto também temos o chamado “feedback” que significa retorno da informação, efeito retroativo ou realimentação. É o que ocorre quando a energia, informação ou saída de um sistema a ele retorna. O feedback reforça ou modifica o comportamento do sistema.
Aprendendo a usar o enfoque sistêmico
Uma das ideias mais importantes do moderno enfoque sistêmico é a noção de que a natureza dos sistemas é definida pelo observador. Para administrar a complexidade, é preciso entendê-la, entendendo os sistemas e sua complexidade. Para entender sistemas, é preciso perceber os elementos da realidade como parte de sistemas. Por exemplo, uma rodovia é parte de um sistema de transportes, que abrange veículos, motoristas, posto de serviços, praças de pedágio, empresas de manutenção e muitos outros componentes. Da mesma forma, todas as organizações são sistemas que fazem parte de outros sistemas maiores. Ampliando o foco, as fronteiras do sistema expandem-se demasiadamente e a perspectiva se perde. O sistema de transporte exemplificado anteriormente inclui poços de petróleo, fornecedores de plataformas marítimas, condições meteorológicas no mar, que dificultam ou facilitam a extração, e que dependem do movimento do Sol e da Lua, que interagem com o Sistema Solar. No final das contas, para andar de automóvel, você depende