Libras
FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO
CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA PORTUGUÊS /
ESPANHOL
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Palavra Cantada: A música brasileira como ferramenta pedagógica para interpretação e produção textual no ciclo II do ensino fundamental.
Um ensaio sobre a apropriação da leitura e da escrita.
Trabalho de Conclusão de
Curso apresentado ao Curso de Letras – Licenciatura
Português / Espanhol como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciado em
Letras sob orientação do
Prof. Dr. Paulo Rogério
Stella
Janaina Pereira Lima
Pólo: Guaianazes
Novembro/2010
Resumo
Alfabetização não é apenas representação e decodificação de códigos lingüísticos; em seu sentindo amplo, alfabetização é a capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. No Brasil de hoje é notória a dificuldade de grande número de pessoas – entre estes estudantes de nível superior – em produzir e interpretar textos orais e escritos; essa dificuldade pode ser associada a diferentes fatores, entretanto, a ausência do contato prazeroso com materiais escritos contribui significativamente para este déficit educacional. O intuito deste trabalho é comprovar, a partir de pesquisas de campo e bibliografias, que Platão tinha razão ao afirmar que a música é “o instrumento educacional mais potente que qualquer outro”.
Utilizando a música como ferramenta pedagógica para a interpretação e a produção textual no ciclo II do ensino fundamental, comprovaremos que a música brasileira é um instrumento motivador e facilitador no processo de apropriação da leitura e da escrita, devido ao rico acervo textual inserido no contexto da sonoridade rítmica brasileira, às suas particularidades regionais, dialéticas e temporais.
Resumen
Alfabetización, no es apenas representación y decodificación de códigos linguísticos, en su sentido amplio, alfabetización es la capacidad de interpretar,