Estatísticas de saúde - doenças do aparelho respiratório
Tema do trabalho:
“Estatísticas de Saúde: Dados Epidemiológicos sobre Doenças do Aparelho Respiratório, no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2009”.
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é identificar o perfil e a evolução da mortalidade de doenças do aparelho respiratório, no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2009.
Metodologia:
Utilizar a base de dados DATASUS para levantamento e interpretação dos indicadores.
Considerações iniciais:
As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os fatores de risco são o tabagismo, a poluição, a exposição a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunológico, entre outros. No mundo todo, as doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Os estudos epidemiológicos evidenciam profunda relação entre as mortalidades geral e específica associadas a doenças respiratórias com a exposição a poluentes presentes na atmosfera, principalmente no grupo mais suscetível: as crianças menores de 5 anos. No estado de São Paulo tivemos 2.596.329 internações hospitalares por doenças respiratórias no período de 2000 a 2009 e a mortalidade proporcional pelo mesmo fator foi de 12,15% no mesmo período.
A consolidação de uma base de dados é fundamental para a prevenção e controle das doenças em geral e