Universidade Estadual do Ceara
Curso de Serviço Social
Seminário de Serviço Social I
Helena Frota
Síntese Indicadores Sociais (SIS) 2010 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Gyslanny Marques
Jamylle Ribeiro
Fortaleza – CE
Setembro - 2014
Sumário
Introdução..........................................................................................................3
Saúde..................................................................................................................4
Conclusão...........................................................................................................
Bibliografia.........................................................................................................
Introdução
De todos os indicadores sociais analisados no ano em análise (2010), destacamos o sub indicador: Saúde. Ao analisarmos, compararmos e concluirmos os dados disponibilizados pelo IBGE, com outras fontes, obtivemos o preambulo de que houve uma queda na taxa de mortalidade, por vários fatores podendo destacar os de infraestrutura, avanços científicos na indústria farmacêutica, previdência social e outros âmbitos que contribuíam para a grande incidência nos casos de mortalidade.
Podemos observar também uma grande melhora nesse índice por conta da redução do número de pessoas por família, transformações culturais, de mobilidade urbana. O envelhecimento da população cada vez maior, por conta da queda da fecundidade, impacta e recorre de uma demanda maior por parte dos sistemas de saúde.
Com a observação de fatores externos (violência e acidentes), como fontes de grande número de óbitos registrados, com a melhora em se investigar as causas das mortes, pôde-se obter novos padrões de mortalidade.
Saúde
Desde os anos de 1940 o Brasil vem demonstrando transformação na sua demografia, elas se intensificaram nos anos de 1970. Com essas transformações podemos observar um declínio nas taxas de