tudo
Para Baccan (2001), os agentes oxidantes fortes como bromato, hipoclorito, oxidam quantitativamente tiossulfato. Outros agentes oxidantes, como por exemplo, permanganato de potássio, dicromato de potássio e sulfato cérico, provocam oxidação incompleta a sulfato. Por esta razão um excesso de iodeto foi adicionado na determinação destas substâncias, no caso utilizou-se amostras de hipoclorito.
Os métodos envolvendo iodo são bastante utilizados. Por exemplo, pode ser utilizado na análise de uma amostra de água oxigenada, (BACCAN, et al. p.252) e para determinações de iodo na vitamina C (HARRIS, p.378).
Através da fórmula, obtivemos 10,3% de cloro ativo na amostra de hipoclorito de sódio analisada.
Segundo Baccan, a solução de iodeto é facilmente oxidada pelo ar e ocorre perda de iodo por volatização, a titulação deve começar imediatamente após ter adicionado a solução de iodeto de potássio. Provavelmente, obtivemos um valor de desvio médio relativamente alto: 28,67% devido à demora do início da titulação, uma vez que a mesma deve começar imediatamente após a adição de iodeto de potássio.
CONCLUSÃO
Através do experimento realizado, pode-se concluir que a iodometria é um método eficaz em diversas determinações, inclusive na quantificação de cloro ativo em amostras de hipoclorito de sódio. Tal determinação foi realizada através de um método indireto, que leva em conta os íons de iodo em excesso.
Apresar do desvio padrão não ter sido grande, é necessário melhorá-lo. Como a solução de iodeto é facilmente oxidada pelo ar e ocorre perda de iodo por volatização,