tudo em familia
Mecanismos de defesa: são mecanismos mentais, na sua maioria inconscientes, utilizados pelas pessoas, para lidar com a ansiedade.
Principais mecanismos de defesa:
1. Repressão: Exclusão de vivências, emoções ou idéias desagradáveis ou indesejadas do consciente para o inconsciente. É o principal mecanismo de defesa, do qual derivam os demais.
2. Formação reativa: Adoção de comportamentos ou sentimentos que são exatamente opostos das verdadeiras emoções do indivíduo.
3. Regressão: Retorno a um estágio anterior do desenvolvimento (onde ocorria gratificação) devido á dificuldade de enfrentar ansiedades e desafios atuais. Voltar a níveis anteriores do desenvolvimento, que se caracterizam por respostas menos maduras.
4. Projeção: Atribuir à outra pessoa os próprios pensamentos ou desejos não aceitáveis para si mesmo. 5. Negação: Consiste no bloqueio de certas percepções do mundo externo que podem causar sofrimento ao indivíduo.
6. Identificação: Internalização das características de um objeto amado ou admirado.
7. Racionalização: Justificar o próprio comportamento apresentando razões que parecem lógicas.
8. Deslocamento: Sentimentos vinculados a um objeto são redirecionados a outro.
9. Isolamento: Separação entre o afeto e seu conteúdo, levando á repressão da idéia ou afeto ou ao deslocamento do afeto para um conteúdo diferente ou substituto. Ou seja, afastar um pensamento ou comportamento do afeto, a fim de evitar se deparar com um sentimento.
10. Sublimação: Substituir impulsos fortes não aceitáveis em sua forma original por um comportamento construtivo e socialmente aceito.
Bibliografia consultada: EIZERIK, C. L.; BASSOLS, Ana Margareth (org.) O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2013
EXEMPLOS DE MECÂNISMOS DE DEFESA:
Repressão: A vítima de um acidente não se recorda de nada a respeito do acidente
Formação reativa: Um