Tubo de Prandtl
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
ALUNOS: CARLOS EDUARDO. DIALLYSON WILLTER.
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE ESCOAMENTO SOB ALTA PRESSÃO: TUBO DE PRANDTL.
GOIÂNIA
09/04/2013
ALUNOS: CARLOS EDUARDO DIALLYSON WILTTER
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE ESCOAMENTO SOB ALTA PRESSÃO: TUBO DE PRANDTL.
RELATÓRIO DA AULA PRATICA REFERENTE AO EXPERIMENTO N° 5 DA DISCIPLINA DE FENOMENOS DE TRANSPORTE. PROFESSORA: LUCIDARCE MARTINS DA MATTA.
GOIÂNIA
09/04/2013
1. INTRODUÇÃO
O tubo de Prandtl, semelhante ao tubo de Pitot, é um instrumento de medição de velocidade de escoamento, especificamente, sob alta pressão sob vazão instantânea de fluídos.
Os métodos de medidas através dos tubos de Pradtl e pitot se baseiam no princípio de conservação de energia de Bernoulli. Daniel Bernoulli foi um físico e matemático suíço que em 1738 estabeleceu uma das equações mais utilizadas na mecânica dos fluidos. A equação de Bernoulli traduz o princípio de conservação de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionário, com massa volúmica constante, invíscido, sujeito adicionalmente a forças volúmicas de origem gravítica.
Uma linha de corrente é caracterizada pela tangência do vetor velocidade do escoamento em cada um dos seus pontos. Um escoamento é dito estacionário quando os parâmetros que o caracterizam, tais como a massa volúmica, a velocidade, a pressão e outros não dependem do tempo. A massa volúmica diz-se constante se não depender do